quinta-feira, 8 de março de 2012

Alongamento ou aquecimento?

Alongar ou Aquecer? O que é mais indicado antes de praticar meu esporte?


O aquecimento muscular é a opção correta. Mas por quê?

Para responder esta questão, é preciso saber definir o que é aquecimento muscular e o que de fato é alongamento.

O aquecimento muscular, é toda movimentação realizada pelos grupamentos musculares, “despertando” e preparando esses mesmos músculos para a prática esportiva. Então, dentro do esporte de sua escolha, observe os movimentos realizados principalmente aqueles mais repetitivos durante a prática e dê ênfase a esses movimentos durante o processo de aquecimento. Dentro deste processo, a musculatura estará mais preparada e menos susceptível a lesões. “Mas muita gente realiza o alongamento antes, estão errados?” Nestes casos, em grande parte, o erro esta na nomenclatura utilizada. Mesmo que se realize  “postura e o movimento” típicos de um alongamento, de fato não estão a alongar e sim a aquecer a musculatura em questão.

Um alongamento para ser efetivo, demanda de um maior tempo em determinada “postura” para que se alcance um efeito plástico ao invés de elástico do músculo. Outro ponto, é que a pessoal que realiza um “auto-alongamento” normalmente só consegue manter a amplitude de seus movimentos e em raros casos amplia-los. Isto por que de forma inconsciente, ele acaba por “compensar” em outras partes e regiões do corpo, o que ele teria que ganhar com o alongamento, o que torna necessário o auxilio de uma outra pessoa e/ou equipamento.

“Mas por quê não alongar antes da prática esportiva?”

Imagine uma fibra elástica que normalmente seja estirada até 10cm sem se romper. Ao tentar estira-la até aos 11cm ela se rompe. O músculo é como um aglomerado de muitíssimas fibras elásticas, com a diferença de que nem todas se romperiam ao ultrapassar os “10cm”. Assim, ao final do processo de alongamento, o limite de estiramento muscular que era de “10cm” passa a ser de “11cm”. Ao contrario das fibras elásticas convencionais que conhecemos, o músculo consegue se regenerar e as fibras rompidas passaram a atingir o novo limite. È neste ponto que encontramos a resposta. Como realizamos um alongamento (nova capacidade de amplitude de movimento), conseqüentemente houve rompimento de fibras musculares, e havendo fibras musculares rompidas a capacidade deste músculo de gerar uma contração mais vigorosa na hora de evitar uma lesão articular por exemplo estará diminuída, assim como aumenta o risco de se desenvolver uma lesão muscular.

Assim fica a dica:

Vai praticar esporte? faça aquecimento, e nos demais dias, alongue-se. 

Abraços